A importância do marketing para as marcas

Uma marca vai além do produto, do serviço, da empresa. Ela é a verdadeira alma que existe por trás da oferta, é o DNA da empresa, o valor agregado, o diferencial. O marketing utiliza as ferramentas de publicidade para lançar um produto no mercado, cuidando da marca, salientando seu valor, tornando-a uma necessidade de consumo, que às vezes você nem sabia que tinha.

Philip Kotler e a Bíblia do marketing

No final dos anos 1990, Philip Kotler lançou a “Bíblia” do marketing, compilando os melhores cases e criando uma metodologia no setor da publicidade e das vendas. Segundo ele, o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. “O marketing não pode ser visto apenas como um setor. Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio.”

Desta forma, o marketing de marcas trabalha lado a lado com as vendas, oferecendo uma história real e honesta para seu público se identificar com a sua mensagem.

Existem inúmeras marcas no mercado mundial e, vez ou outra, alguma delas escorrega alguns degraus na escada da fama, para se reestruturar e voltar ressignificada ou desaparecer para sempre.

Nos cases bem-sucedidos podemos elencar a Coca-Cola, primeira colocada mundialmente quando se pensa em refrigerante, se adaptando a diversos eventos, crises e guerras por todo o planeta e sempre nos brindando com histórias que nos remetem às memórias afetivas de infância, como as campanhas de Natal. Os cases de marcas de sucesso são inúmeros.
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