Tokens não fungíveis podem ser largamente utilizados em iniciativas publicitárias; conheça seus principais usos.
NFT pode revolucionar o marketing digital
Anos atrás, era necessário investir grandes quantias em marketing para obter resultados interessantes. Na maioria dos casos, não era possível mensurar com precisão certos dados; contudo, a popularização da internet barateou os custos publicitários, tornando tais serviços mais acessíveis ao público geral.
Segundo a Exame, a blockchain está trazendo fortes inovações ao marketing digital como o conhecemos. As relações entre empresas e consumidores estão mudando e as tecnologias emergentes facilitam aproximações mais acertadas.
Tokens não fungíveis (NFTs), que fazem parte da revolução blockchain, podem ser decisivos na implementação de projetos de marketing digital mais precisos e personalizados. Conheça alguns de seus principais usos:
Eventos virtuais
Reunir indivíduos presencialmente nem sempre é possível; a pandemia da COVID-19 provou isso. Para unir pessoas de maneira simplificada, pode-se comercializar ou oferecer como brinde ingressos NFT para eventos em ambientes virtuais, a exemplo do que o metaverso tem construído nos últimos anos.
Eventos virtuais são especialmente interessantes para atrair indivíduos de várias partes do mundo em um mesmo terreno digital. A inclusão é incrivelmente benéfica, pois também facilita a interação de pessoas com deficiência física.
Crowdfunding
Uma agência de marketing pode elaborar e comercializar NFTs para ajudar a empresa a reunir fundos e proporcionar novas experiências.
Músicos, por exemplo, podem criar conteúdos digitais interessantes para atrair seus fãs e reunir capital para lançar novos trabalhos. Projetos embrionários são capazes de arrecadar mais rapidamente e, com isso, honrar suas promessas aos investidores.
Colecionáveis digitais
Produtos que possuem uma história podem lançá-la em etapas por meio de NFTs. Bill Murray, famoso artista de Hollywood, criou a coletânea “Bill Murray 1000” com essa finalidade.
Além disso, clientes podem receber tokens não fungíveis para fins de fidelização e conhecimento sobre a marca.
Ingressos para eventos
Contrabando de ingressos é um problema gravíssimo dentro da indústria de entretenimento. Por outro lado, NFTs podem ser produzidos de forma a garantir que ingressos sejam impossíveis de serem fraudados. Além disso, podem ser rastreados e legitimados por meio de diversos artifícios, como leitura de QR Code e verificação de hash (um registro único, realizado em blockchain).
Clientes poderão ter certeza de que estão comprando ingressos legítimos e pelo preço correto.
Engajamento do público-alvo
NFTs podem ajudar a gerar engajamento do público-alvo de uma campanha por meio de conteúdos intimamente criados de acordo com seu perfil.
Empresas dedicadas a criar soluções digitais por meio de tokens não fungíveis poderão tirar proveito de todas as suas capacidades no futuro. Afinal, trata-se de uma tecnologia muito recente e que está começando a assumir novos meios de uso.