Com diversas ferramentas, o marketing digital pode impulsionar empresas e alavancar vendas
As empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia e, com a pandemia de covid-19, essa tendência ficou ainda mais evidente no mundo virtual. Para quem deseja ganhar uma boa visibilidade na internet, é importante investir em estratégias de marketing digital, com ferramentas poderosas que têm sido a peça-chave da maior parte das empresas.
É possível obter métricas, como por exemplo quantas visitas o site teve diariamente e quantas conversões foram geradas a partir do marketing, de que origem veio e muitos outros dados úteis.
Antes de tudo, é necessário conhecer a jornada do cliente, o que ele deseja, suas necessidades, o que mais procura, etc. Mas não é de uma hora para a outra que as pessoas decidem comprar um produto. Antes, existe um processo para a compra até chegar na decisão final.
Desta forma, todas as ações que uma pessoa toma desde a primeira pesquisa até o momento de fechar o negócio, há um caminho que precisa ser desvendado pelo time de marketing. As empresas que entendem o que o consumidor busca, preparam conteúdo mais específico para sanar as dúvidas mais comuns de seus possíveis clientes e depois focam na venda, com a abordagem certa.
Neste contexto, se a empresa for da área da saúde, uma clínica ou uma farmácia, por exemplo, é importante saber que bons preços nem sempre são diferenciais de mercado e é preciso fazer muito mais para se destacar.
Vantagens
Por isso, o marketing digital possibilita a comunicação que pode ser utilizada pelas empresas, através de um simples acesso à informação de forma rápida e precisa, apenas procurando por “dor de cabeça” em sites de busca, para encontrar mais de 3 milhões de resultados em questões de segundos e, assim, tornar-se visível para um público muito maior.
Com esse fluxo de resultados, é importante que o paciente encontre informações relevantes e descubra também onde encontrar orientação e tratamento adequado.
Existem no mercado digital, inúmeros sistemas que ajudam a mensurar as características das pessoas que procuram por um produto, assim como as razões pelas quais as fazem preferir uma determinada empresa. Sites institucionais são primordiais para atrair a confiança do seu público-alvo e disponibilizar outras ferramentas de interação com a população, como as redes sociais.
De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento. Apenas 5,5% das empresas participantes afirmaram que divulgam as marcas por meio de publicidade tradicional. Além disso, 95% delas reconhecem que precisam melhorar a atuação na área.
Os dados demonstram ainda, que 93% dos processos de compra começam através de uma pesquisa online e as vendas em lojas virtuais cresceram 70%, em 2020, ano da pandemia.
A seguir, confira algumas dicas de ações de marketing que podem ser implantadas em todo tipo de negócio:
1. Amostras: uma prática já muito comum, a amostra é uma forma de proporcionar ao cliente uma breve experiência do produto ou serviço;
2. Sorteios: são ações que trabalham diretamente com o emocional do cliente. Assim como as ações de amostra, os sorteios também são uma forma de divulgar o que a empresa tem a oferecer para o consumidor;
3. Influenciadores digitais: empresas que investem boa parte do seu orçamento em influenciadores digitais, podem trazer resultados rápidos, já que eles conseguem despertar o imediatismo no consumidor que está do outro lado da tela. O crescimento dos influencers se dá pelo crescente processo de “humanização” das marcas, facilitando a conexão entre produto e consumidor;