Marketing Digital: saiba como iniciar nessa profissão que está em alta

Investimento das empresas no setor cresceu quase 60% apenas no último ano, segundo Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company

Marketing Digital: saiba como iniciar nessa profissão que está em alta

O setor de Marketing Digital cresceu exponencialmente durante a pandemia. Para ter uma ideia, no momento em que escrevi este artigo, o LinkedIn somava mais de 3.500 anúncios de vagas para trabalhar no segmento, com salários que variavam entre R$ 4 mil e R$ 30 mil. Com isso, surgem algumas dúvidas sobre o que estudar e quais ferramentas conhecer antes de ingressar na área. Separei algumas dicas abaixo. Confira:

Gestor de tráfego

Há algumas ferramentas que são primordiais para realizar campanhas digitais, principalmente com foco em performance, pois o marketing de antigamente que conhecíamos, com o objetivo de ganhar premiações, não existe mais. A estratégia central agora é como fazer o cliente vender mais utilizando menos recursos.

Com isso, o atual profissional de marketing tem que ter um conhecimento amplo sobre o mercado e sobre como dominar ferramentas que auxilie a mensurar os resultados obtidos por cada campanha, com o objetivo de trazer novos clientes até o e-commerce, rede social ou blog da empresa. Para isso, além de marketeiro, ele precisa ser um gestor de tráfego.

Ferramentas

As ferramentas mais utilizadas por um gestor de tráfego, atualmente, são o Google Ads e o Facebook Ads. Exemplificando, o Google Ads é uma plataforma para publicidade em que os usuários podem fazer anúncios direcionados para seu público-alvo. Eles podem aparecer em páginas de busca, banner em sites, blogs e até YouTube. O Facebook Ads não é diferente, salvo pelo fato de ter como foco as redes sociais da Meta.

Esse tipo de campanha auxilia, entre alguns pontos, na retenção de clientes – uma das principais dores das empresas -, assim como na captação de novos leads, ou seja, em conquistar possíveis novos usuários que estão trafegando na internet.

e-mail marketing é outro canal que pode trazer visitantes para seu site. Com boas campanhas e conteúdos de qualidade, existem altas chances dos usuários clicarem em um link no e-mail. Como, por exemplo, realizando ofertas de carrinhos abandonados pelos usuários ou concedendo frete grátis.

Já o Google Search Console é uma ferramenta que pode lhe ajudar a ter melhores resultados com sua gestão de tráfego. Isso porque ele também oferece informações a respeito de palavras-chave e métricas. Entre as funções, você pode verificar o desempenho da página, verificar taxas de cliques, impressões e muito mais. Segue um exemplo abaixo:

Marketing Digital: saiba como iniciar nessa profissão que está em alta

Técnicas

Há também algumas estratégias que auxiliam na captura de novos leads. Técnicas de design e texto que complementam o trabalho inicial realizado com as ferramentas.

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