Aconteceu em setembro um dos principais eventos de empreendedorismo digital e inovação da América Latina: o FIRE Festival. Organizado pela Hotmart, o festival foi cenário para vários insights e tendências para o mercado de tecnologia e marketing digital.
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Confira as cinco tendências mais comentadas no evento que devem estar em alta a partir de 2023, a seguir;
5 tendências do marketing digital e tecnologia para 2023
A Creator Economy, ou Economia Criativa, se baseia na profissionalização e monetização de criadores de conteúdo e é uma das principais apostas para o mercado de marketing digital. Segundo uma pesquisa da First Choice de 2021, 75% das crianças do Reino Unido afirmaram que querem trabalhar com produção de vídeo online.
Atualmente, existem mais 50 milhões de criadores de conteúdo do mundo, no entanto, somente 2 milhões atuam profissionalmente. Para atuar na área, é preciso investir no planejamento estratégico, diversificação de públicos e receitas, controle de cursos e mensuração do desempenho para ter resultados significativos.
Para Bia Granja, fundadora e CCO da YOUPIX, apesar do estereótipo de influenciador de “recebidos”, mimos e foto nas Maldivas, é preciso resgatar a ideia de que para ser um influenciador, você de fato tem que influenciar alguém e de forma responsável.
“Acho que a gente está na terceira era deste mercado, em um momento muito bacana de ter um nome e um sistema que sustenta a Creator Economy”, comenta Granja.
2) O novo momento do marketing de influência
Ferramenta já consolidada entre marcas e suas comunidades, o movimento do marketing de influência foi iniciado em 2018, liderado, principalmente, por influenciadoras de moda e beleza que lançaram produtos com marcas próprias.
O fato dos criadores não precisarem necessariamente das marcas tradicionais para lançar (…)